
Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas
Vacinas Contra a Cárie Dental
A cárie dental é uma doença que leva a desmineralização (cavitação) da superfície dura do dente (esmalte dental) por meio da produção de ácidos por bactérias presentes no biofilme ou placa dental. O desenvolvimento da doença é dependente da ação conjunta de três fatores por um tempo prolongado: a predisposição do indivíduo, a dieta rica em açúcar, as bactérias (Streptococcus mutans) do biofilme dental. Assim, a interferência com qualquer um desses fatores resulta em redução da incidência de cárie dental, como foi observado após 1980 com a introdução do flúor na água e em produtos como o leite (nos EUA). Entretanto, apenas essa medida não foi suficiente para eliminar a cárie dental e hoje essa doença ainda é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como inimigo número 1, apresentando ampla distribuição mundial.
Uma alternativa segura e barata será o desenvolvimento de vacinas anti-cárie. Nas últimas quatro décadas foram feitas inúmeras pesquisas nesse campo assim como investimentos de milhões de dólares, principalmente, para controlar o principal agente microbiológico causador da cárie dental, o Streptococcus mutans. Entretanto, não há nenhum produto no mercado para o controle efetivo da doença na população mundial.
Nosso grupo exerce liderança com tecnologia de ponta e profissionais qualificados voltados para o estudo e desenvolvendo estratégias vacinais anti-cárie empregando duas principais abordagens: proteína purificada administrada por via subcutânea e de mucosas; e a utilização de um novo sistema de entrega vacinal de mucosas, ambos baseados em linhagens geneticamente modificadas de Bacillus subtilis, empregado como probiótico e na indústria por muitos anos. Em nossos resultados demonstramos que a proteína utilizada por nós apresenta características favoráveis ao desenvolvimento de anticorpos protetores no sangue, assim como a combinação dela com moléculas auxiliadoras (adjuvantes) resultou em aumento significativo dessas características. Quando usamos o novo sistema de entrega de B. subtilis nós conseguimos direcionar o alvo vacinal para as células do sistema imunológico de mucosas e o resultado foi o aumento dos níveis de anticorpos no sangue e na saliva com comprovado potencial neutralizante. Nossos resultados representam perspectivas promissoras para o desenvolvimento de estratégias vacinais capazes de controlar a incidência da cárie dental em humanos.
Equipe:
-
Profª. Dra. Rita de Cássia Café Ferreira
-
Profª. Dr. Luís Carlos de Souza Ferreira
-
Dra. Milene Tavares Batista
-
Ewerton Lucena Ferreira
-
Naína Idelfonso Garcia
-
Giuliana Stephani de Oliveira