top of page

Desenvolvimento de estratégias vacinais contra o vírus Dengue

         A dengue é uma enfermidade causada pelo vírus dengue (DEN), um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivirus. Existem quatro sorotipos do DEN: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A doença acomete cerca de 100 milhões de pessoas por ano no mundo sendo que pelo menos 500 mil desenvolvem as formas mais graves da doença: a febre hemorrágica da dengue (FHD) e a síndrome de choque da dengue (SCD). A taxa de mortalidade da doença pode atingir 10% dos pacientes hospitalizados e 30% para pacientes não tratados.

 

            Setenta anos após o isolamento do DEN ainda não se dispõe de uma forma de tratamento eficaz ou de uma vacina para o controle da dengue. As principal dificuldade no desenvolvimento de uma vacina está na necessidade de uma vacina tetravalente, capaz de controlar os quatro sorotipos sem provocar ADE (do inglês antibody dependent enhancement). Pela hipótese do ADE, uma segunda infecção por um sorotipo diferente do vírus seria exacerbada pela ligação de anticorpos não neutralizantes, gerados durante a primeira infecção, às partículas virais do segundo sorotipo viral. Isso levaria a uma facilitação na entrada de vírions em células do hospedeiro, aumentando a carga viral e a intensidade da resposta inflamatória, que causaria a forma hemorrágica da doença. A falta de um modelo experimental de infecção em animais que mimetize a doença vista em humanos também dificulta as etapas de testes pré-clínicos de candidatos vacinais.

 

      No Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas (LDV) da USP atuamos principalmente no desenvolvimento de vacinas baseadas em proteínas (porções do vírus), as quais tendem a ser mais seguras do que as vacinas baseadas em vírus vivos. Além disso, desenvolvemos modelos de infecção em camundongos que serão importantes nas etapas de testes pré-clínicos tanto das vacinas desenvolvidas em nosso laboratório quanto das desenvolvidas por outros grupos de pesquisa.

 

            Nos últimos cinco anos, o grupo de pesquisa em dengue do LDV da USP tem se destacado na pesquisa por vacinas para controle da dengue, tanto no cenário nacional quanto internacional, e já é uma referência nesse campo de pesquisa no Brasil. Publicamos nossos resultados em revistas científicas de reconhecimento internacional e continuamos trabalhando arduamente no sentido de contribuirmos para a geração de uma vacina eficiente e segura contra a dengue.

 

 

Equipe:

  • Prof. Luís Carlos de Souza Ferreira

  • Dr. Jaime Henrique Amorim Santos

  • Raiza Sales Pereira Bizerra

  • Rúbens Prince dos Santos Alves

  • Sara Araujo Pereira

  • Lennon Ramos Pereira

bottom of page